
Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul luta também para conscientizar a respeito de doenças masculinas e cuidados integrais com a saúde do homem.
Segundo o INCA, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, no Brasil. Esse câncer é um dos mais comuns no mundo, geralmente apresenta desenvolvimento lento e assintomático, sendo mais frequente em homens com idade acima de 65 anos.
Sintomas
Quando alguns sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Fique atento aos principais sinais:
- Dor óssea;
- Dificuldade ao urinar e/ou diminuição do jato de urina;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
O Laboratório Unilab separou alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata:
- Obesidade;
- Tabagismo e alcoolismo;
- Alterações genéticas
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio.
Prevenção e tratamento
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata, ainda que não exista nenhum sintoma aparente. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA. Contudo, existem formas de prevenção para evitar o aparecimento do câncer de próstata, como por exemplo:
- Adoção de hábitos alimentares saudáveis;
- Evitar o sobrepeso e a obesidade;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;
- Manter os exames de rotina em dia.
PSA: Por que devo realizar esse exame?
O exame PSA, também conhecido como Antígeno Prostático Específico, é responsável por analisar a quantidade de antígenos no organismo masculino.
Grande aliado para descobrir precocemente a presença de algum tumor e até mesmo outras condições do organismo, o PSA é realizado por meio da coleta de amostra de sangue e pode ser solicitado pelo seu médico junto com exame de toque retal.
Converse com seu médico sobre os possíveis tratamentos e práticas que podem ser adotadas para a prevenção do câncer de próstata.