
O Dia Mundial do Sono, celebrado dia 18 de março, é uma campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar a população sobre a importância do sono na qualidade de vida e na promoção da nossa saúde.
Essa campanha, que tem foco na prevenção e orientação, aborda questões sobre tratamentos de distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, além de informar como o sono é vital para a saúde e bem-estar do indivíduo.
Uma rotina de sono adequada é determinante para o bom funcionamento e fortalecimento do nosso sistema imunológico, incluindo a produção de anticorpos, o que reduz o risco de infecção viral. Além disso, uma boa noite de sono, ajuda o nosso corpo a equilibrar o nível de glicose, produzir e regular várias hormonas, como a grelina e a leptina, responsável por desencadear a sensação e saciedade da fome, respectivamente.
A #cantsleep, 'não consigo dormir' em tradução livre, é uma das hashtag mais comentadas no Twitter, e faz referência à insônia. Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, o que se agrava com a falta de sono. Pessoas que dormem o suficiente tem menos chances de serem acometidas por doenças emocionais, como a ansiedade e depressão, e normalmente ficam mais dispostas e com um humor melhor para encarar um dia de trabalho e/ou outras atividades.
O Laboratório Unilab separou algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Confira:
- Estabeleça horários para dormir e acordar;
- Evite trabalhar, estudar e comer no quarto;
- Planeje o seu dia;
- Faça atividades físicas (dentro do possível), mas não faça isso logo antes de ir dormir;
- Evite sonecas: mas se não puder, que elas não durem mais de 30 minutos;
- Invista em uma cama confortável;
- Não durma de estômago vazio;
- Diminua o uso de aparelhos eletrônicos 2h antes de dormir;
- Deixe o seu quarto o mais escuro e silencioso possível.