top of page

A importância do teste do pezinho para a saúde do bebê

Atualizado: 27 de nov. de 2020


O Teste de Guthrie é um exame de triagem realizado a partir de uma pequena amostra de sangue colhida do calcanhar do bebê, em papel filtro especial. Por isso, é chamado popularmente como teste do pezinho.


Por que o bebê deve realizar o teste do pezinho?

Esse exame é fundamental na detecção precoce de diversas doenças e distúrbios que podem afetar a saúde do bebê. Ajuda também a prevenir o desenvolvimento de doenças assintomáticas.


Para que seja possível identificar antecipadamente doenças herdadas do pai ou da mãe (doenças genéticas) e doenças desenvolvidas ainda no útero (doenças congênitas), a coleta deve ser realizada entre o 2º e 5º dia de vida do bebê.


Tipos de Teste do Pezinho – Laboratório Unilab

Na busca por recursos que tragam maior qualidade, precisão, rapidez e confiabilidade aos exames, o Laboratório Unilab investe em técnicas de última geração para a melhor experiência de seus pacientes.


Os perfis para triagem neonatal do Laboratório Unilab possibilitam a detecção de mais de 100 doenças e distúrbios, e os benefícios a longo prazo para saúde do bebê são enormes.



A Espectrometria de Massas em Tandem, metodologia de consenso mundial para utilização na triagem neonatal, é um outro diferencial do Laboratório Unilab, que possibilita a pesquisa de uma grande quantidade de doenças metabólicas hereditárias com redução na taxa de falsos negativos.


Essa metabologia de alta especifidade e sensibilidade é a única disponível no momento para analisar a deficiência de acilcarnitina, doença autossômica recessiva da oxidação dos ácidos gordos de cadeia longa.


Caso o teste do pezinho aponte a suspeita de alguma doença, converse com seu médico para uma investigação mais aprofundada.

bottom of page