top of page

Abril Azul: Respeito para todo o espectro




No mês de abril, é celebrado a campanha de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), popularmente conhecido como autismo. Durante todo o mês ocorrem ações que fomentam debates sobre as dificuldades do transtorno e incentivo a políticas públicas que promovam a inclusão do autista na sociedade.


Esse transtorno é caracterizado por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamental (interesse restrito e movimentos repetitivos), e segundo a OMS, uma em cada 160 crianças no mundo são afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Os primeiros sinais de autismo podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, em alguns casos até antes, e o termo "espectro" é utilizado por haver vários subtipos desta condição. E, apesar do diagnóstico ocorrer geralmente entre o segundo e o terceiro ano de vida da criança, existem pessoas que vivem suas vidas de maneira comum, sem nunca ter sido diagnosticada como autista.


Mesmo que não exista uma cura para essa condição, quanto antes começar o tratamento, ainda que não se tenha um diagnóstico fechado e que seja apenas uma suspeita clínica, as chances de melhorar os sinais do autismo aumentam, logo, a qualidade de vida dessa criança também melhora.


O tratamento deve ser multidisciplinar: médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos. Remédios só são indicados para quadros mais graves que apresentam agressividade ou que apresentem doenças paralelas, como depressão.


Caso tenha dúvidas, procure um neuropediatra ou psiquiatra da infância e da juventude.

Uma boa maneira de entender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é buscar entender a realidade dessas pessoas. Por isso, o Laboratório Unilab criou uma lista bem variada de séries e filmes com personagens que são autistas. Confira:

- O farol das orcas;

- Atypical;

- Amor no espectro;

- Asperger's are us;

- Tudo que quero;

- Tão forte e tão perto;

- Em um mundo interior;

- Um time especial;

- Flutuar;

- Fitas;

- Temple Grandin;

- Mary e Max: uma amizade diferente;

- Sei que vou te amar.

bottom of page