top of page

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata


Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul luta também para conscientizar a respeito de doenças masculinas e cuidados integrais com a saúde do homem.

Segundo o INCA, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, no Brasil. Esse câncer é um dos mais comuns no mundo, geralmente apresenta desenvolvimento lento e assintomático, sendo mais frequente em homens com idade acima de 65 anos.


Sintomas

Quando alguns sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Fique atento aos principais sinais:

- Dor óssea;

- Dificuldade ao urinar e/ou diminuição do jato de urina;

- Vontade de urinar com frequência;

- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Fatores de risco:

O Laboratório Unilab separou alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata:

- Obesidade;

- Tabagismo e alcoolismo;

- Alterações genéticas

- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio.


Prevenção e tratamento

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata, ainda que não exista nenhum sintoma aparente. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA. Contudo, existem formas de prevenção para evitar o aparecimento do câncer de próstata, como por exemplo:

- Adoção de hábitos alimentares saudáveis;

- Evitar o sobrepeso e a obesidade;

- Praticar exercícios físicos;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;

- Manter os exames de rotina em dia.

PSA: Por que devo realizar esse exame?

O exame PSA, também conhecido como Antígeno Prostático Específico, é responsável por analisar a quantidade de antígenos no organismo masculino.

Grande aliado para descobrir precocemente a presença de algum tumor e até mesmo outras condições do organismo, o PSA é realizado por meio da coleta de amostra de sangue e pode ser solicitado pelo seu médico junto com exame de toque retal.

Converse com seu médico sobre os possíveis tratamentos e práticas que podem ser adotadas para a prevenção do câncer de próstata.

bottom of page