top of page

Testes de COVID-19: Como eles funcionam?



Coronavírus (CoV) é uma grande família de vírus, descoberta nos anos 1960, e receberam esse nome devido ao seu formato que lembra uma coroa. A cepa (linhagem) atual, O 2019-nCoV, foi identificado final de 2019 na China, e como todos já sabem, é o vírus que tem causado doenças respiratórias pelo agente coronavírus batizada de COVID-19 e que ganhou status de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Como identificar se estou com coronavírus?


Caso esteja com suspeita de ter sido infectado com Coronavírus, o Laboratório Unilab esclarece as principais dúvidas sobre o Testes para Covid-19.


Todos os exames podem ser realizados sem pedido médico, entretanto, a leitura do resultado deve ser realizada com cautela por um médico, levando em consideração os sintomas do paciente e o histórico clínico dele.

Sorologia para COVID-19

Esse exame é indicado para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10º dia de início dos sintomas, sendo o ideal após 14 dias ou mais, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis.


O exame Anticorpos Anti SARS-Cov-2 mostra se houve contato com o vírus, pois medem a resposta do corpo contra a infecção viral, ou seja, a produção de anticorpos. O resultado é liberado no mesmo dia.


O Unilab disponibiliza os seguintes testes sorológicos em amostras de sangue do paciente com suspeita de infecção: Quimioluminescência; com dosagem dos anticorpos totais- IgA, IgG e IgM e Imunoensaio de Fluorescência: com dosagem separadamente dos anticorpos IgG e IgM, ambos são métodos de alta especificidade.


Detecção de COVID-19 por RT-PCR

Para os pacientes que apresentam quadro agudo com suspeita de COVID-19, o padrão ouro para confirmação laboratorial indicado nos protocolos oficiais do Ministério da Saúde é o RT-PCR. Este teste é realizado por Biologia Molecular e coleta é realizada através de amostra de Swab Nasofaringe, sendo indicado do terceiro até o sétimo dia de início dos sintomas. O prazo para entrega do resultado é de 4 dias úteis.

Covid-19 - ag-antígeno

O teste de antígeno detecta uma proteína do vírus para determinar se uma pessoa está infectada. Este teste é realizado pela metodologia imunocromatografia, para detecção qualitativa do SARs-CoV-2. A coleta é realizada através de amostra de swab nasofaringe, sendo indicada para ser realizada do terceiro até o sétimo dia de início dos sintomas. O resultado é liberado no mesmo dia.

Unilab & Segurança no Atendimendo

Cuidar da sua saúde com segurança é a nossa prioridade. Por isso, nossos colaboradores vêm recebendo treinamentos e orientações constantes sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, específicos para cada função. Estamos atentos para garantir um atendimento com qualidade e segurança a todos.

Cuide-se!

A coleta de SWAB é realizada na unidade Washington Luiz, 1465, e pode ser agendada através do WhatsApp 018 996325478. Já a coleta dos exames sorológicos podem ser realizadas em todas as Unidades, sem necessidade de agendamento.

bottom of page