top of page

SAIBA MAIS SOBRE O MAIS NOVO CORONAVÍRUS: 2019-nCoV

Atualizado: 27 de nov. de 2020


O que é o novo coronavírus?


Os coronavírus (CoV) compõem um grupo de vírus, que receberam esse nome devido ao formato que lembra uma coroa. O 2019-nCoV, identificado final de 2019 na China, é o novo vírus que tem causado doenças respiratórias pelo agente coronavírus.


Os coronavírus humanos foram identificados pela primeira vez em meados da década de 1960. Considerados uma grande família viral, estes vírus podem causar infecções respiratórias em seres humanos e em animais.


Os vírus podem infectar uma diversidade de espécies animais. Mas em geral, não há contágio entre espécies que não sejam muito próximas. Já a transmissão entre humanos pode ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. E a maioria das pessoas se infectadas com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem.


Casos mais graves de pessoas infectadas pelo 2019-nCoV podem evoluir para pneumonia e insuficiência respiratória aguda.



Quais são os sintomas?


- Assintomático (sem sintomas);

- Sintomas de vias aéreas superiores semelhante ao resfriado comum:

febre, tosse, dores musculares, espirro, coriza e dor de cabeça;



Quais são as recomendações?


- Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; - Lavar frequentemente as mãos, ao tossir ou espirrar e antes das refeições; - Usar lenço descartável para higiene nasal; - Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; - Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.



Se você viajou para locais com circulação do novo coronavírus (2019-nCoV) nos últimos dias ou está sentindo um dos sintomas listados acima, procure atendimento, de preferência por profissionais de sua confiança.

bottom of page