top of page

Como evitar as principais doenças de inverno?

Atualizado: 27 de nov. de 2020


O inverno é caracterizado pelo seu frio intenso e tempo seco, com baixa umidade do ar. Nessa estação do ano é bem comum que algumas doenças respiratórias apareçam com mais frequência, como gripes, resfriados, sinusites, amigdalites, faringites, laringites, bronquites, rinites, asmas e pneumonias.

Normalmente, a poluição na atmosfera das grandes cidades já é um grande problema para a saúde, contudo, a baixa umidade do ar entre junho e setembro deixa as vias respiratórias mais secas e desprotegidas e com menor capacidade de barrar visitantes indesejáveis, especialmente o nariz e a garganta, nos tornando assim mais vulneráveis a vírus e bactérias, além de agentes irritantes, como ácaros e fungos, que são um grande problema para quem sofre de alergia.

Durante a pandemia, o recomendado é que fiquemos em casa e, normalmente, essas doenças são contagiosas, como a gripe, o que aumenta o volume de pessoas doentes e os hospitais acabam lotados. Logo, isso vai contra todas as recomendações atuais do Ministério da Saúde.

Entretanto, é possível tomar alguns cuidados especiais para proteger sua casa e nos blindar contra essas doenças, confira:

- Mantenha-se hidratado. Ingira bastante água para hidratar as vias aéreas; - Cuide bem de sua imunidade com uma alimentação saudável, um boa noite de sono e atividades físicas regulares; - Consuma alimentos ricos em vitamina C; - Lave as narinas diariamente com soro fisiológico; - Lave as mãos com água e sabão com frequência; - Vacine-se anualmente contra a gripe; - Mantenha a casa limpa e livre de poeira; - Coloque bacias e toalhas molhadas nos ambientes para torná-los mais úmidos; - Renove o ar dos ambientes mantendo as janelas levemente abertas, mesmo que esteja um pouco frio. Isso irá diminuir a proliferação de ácaros e vírus. Aproveite o inverno com saúde e livre de qualquer doença. Caso perceba algum sintoma, entre contato com o seu médico.

bottom of page