top of page

Principais dúvidas sobre o COVID-19

Atualizado: 27 de nov. de 2020



Como já foi explicado na matéria anterior, os coronavírus (CoV) compõem um grupo de vírus que receberam esse nome devido ao formato que lembra uma coroa.  O Covid-19, identificado no final de 2019 na China, é o novo vírus que tem causado doenças respiratórias na população e  tem causado apreensão mundial.


Nesta última segunda-feira (09), o Ministério da Saúde divulgou o aumento de 40% de casos suspeitos e a confirmação de 25 pessoas infectadas pelo COVID-19, mas não há necessidade para histeria. A recomendação para evitar a proliferação do vírus é a adoção de medidas básicas de higiene:


- Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;

- Lavar frequentemente as mãos, ao tossir ou espirrar e antes das refeições;

- Usar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.




A equipe do Laboratório Unilab preparou esse guia com as principais dúvidas levantadas nas redes sociais e nas pesquisas do Google:


As máscaras faciais funcionam?


Você já deve ter visto pessoas ao redor do mundo usando máscaras faciais para se protegerem de um possível contágio, mas a verdade é que há poucas evidências de que elas funcionem realmente.


Além de não cobrir os olhos e não poderem ser usadas por longos períodos por conta do suor, as máscaras geralmente são folgadas. É mais importante:


- Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar com um lenço de papel ou com o braço, descartando o papel usado diretamente em lixeiras fechadas;

- Lavar as mãos frequentemente com sabão ou desinfetante;

- Manter uma distância de pelo menos um metro de pessoas que tossem e espirram.


O coronavírus é um novo tipo de gripe?


A gripe também é uma infecção respiratória causada por um vírus, mas diferente do COVID-19 que é causado pelo coronavírus, a gripe é causada pelo vírus influenza. Então não, o coronavírus não é um novo tipo de gripe.


É seguro comer comida ou comprar produtos chineses?


É improvável que o vírus sobreviva por muito tempo fora do corpo humano, e é preciso estar em contato próximo com uma pessoa contaminada (até 02 metros e por 15 minutos ou mais) para correr algum risco. Logo, não é preciso evitar comida chinesa ou parar de comprar produtos do país.


Existe tratamento/vacina para o novo coronavírus?


Não há medicamentos ou vacinas específicos para o tratamento do COVID-19. A recomendação para o alívio dos sintomas e reversão do quadro é:


- Repouso;

- Ingestão de líquidos;

- Analgésicos e antitérmicos.


O Covid-19 é letal?


Ainda há muito o que se discutir em relação ao coronavírus, mas sabe-se que esse novo vírus mata menos do que outras epidemias recentes, como a gripe suína. A doença provocada por esse vírus, a COVID-19, é grave para um grupo de pessoas (idosos, asmáticos, pessoas com doenças cardíacas, diabetes e câncer), mas no geral, as pessoas apresentam sintomas semelhantes a uma simples gripe.

bottom of page