top of page

Hemograma completo: Entenda para que serve e como é feito


O hemograma completo, também conhecido por HGM, é um tipo de exame de sangue responsável por analisar as células que compõe o tecido sanguíneo - Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea); para detectar distúrbios do organismo, confirmar um diagnóstico ou monitorar tratamentos.


No corpo de um adulto, circulam em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. Não há contraindicações, mas existem pré-requisitos para realização do hemograma, como não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes do exame e evitar exercícios físicos para impedir a desidratação. Seu tempo de duração é rápido, cerca de 5 a 10 minutos para ser colhida a amostra sanguínea.


Fique atento: Alguns medicamentos podem interferir no exame. Portanto, informe ao seu médico caso faça uso de medicamentos contínuos.

Flexibilização do Jejum

Antigamente era solicitado um jejum de 12 horas para a realização do hemograma, mas graças aos avanços das metodologias diagnósticas, há uma flexibilização do jejum para o exame de perfil lipídico. Este exame pode ser realizado sem a necessidade do jejum de 12 horas, já que o consumo de alimentos antes da realização da coleta (desde que habituais e sem sobrecarga de gordura), causa baixa ou nenhuma interferência na análise.


Ainda existem exames que necessitam de jejum de 3, 4 e 8 horas, como testes de tolerância à glicose e à lactose, glicemia e insulina. O médico solicitante é quem deverá avaliar se há ou não necessidade de jejum prolongado para o exame de perfil lipídico e passar as orientações sobre o jejum necessário dos outros exames.


Fique atento: O jejum para o hemograma nunca deve ultrapassar 14 horas.

Doenças detectadas por um hemograma completo:

O hemograma completo é solicitado por um médico para investigar alguma doença ou acompanhar algum tratamento. Ele é responsável também pela leitura desse resultado, levando em conta sua saúde e analisando os níveis de algumas células do nosso organismo, como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, responsáveis por carregar o oxigênio, combater infecções e a auxiliar na coagulação do sangue.


Um hemograma completo além de detectar as causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso, também pode identificar as seguintes doenças:

- Anemia;

- Leucemia;

- Policitemia;

- Infecções virais;

- Infecções bacterianas.

Laboratório Unilab e os benefícios do VeinViewer

O Laboratório Unilab conta com o VEINVIEWER na hora da coleta de sangue, equipamento não invasivo que projeta em tempo real a imagem dos vasos na pele do paciente, reduzindo chances de erros, dor, hematomas e oferecendo mais conforto e satisfação aos pacientes.

bottom of page