top of page

Exames laboratoriais: #fato ou #fake?

Atualizado: 27 de nov. de 2020


Se você vai realizar exames laboratoriais e está com dúvidas sobre o que é permitido ou não antes da coleta, o Laboratório Unilab reuniu nesta publicação alguns #fatos e #fakes sobre o assunto para que você fique por dentro dos principais pontos e te ajudar a realizar o exame com segurança. Boa leitura!

Água quebra o Jejum: #FAKE

Não! Beber água não interfere no jejum e é importante que a pessoa esteja hidratada para realizar os exames. Entretanto, deve-se respeitar o hábito do paciente e beber o suficiente para saciar a sede. O excesso de água pode afetar alguns resultados de exames de urina.

Outras bebidas podem provocar alterações nos componentes sanguíneos, como sucos, cafés e refrigerantes, e são proibidos durante o período de jejum.


Posso fazer atividade física e depois colher o sangue: #FAKE

O exercício físico altera, para mais ou para menos, alguns parâmetros, como a glicemia, CPK (Atividade do músculo) e dosagem de fator VIII de coagulação, por exemplo. Logo, não é recomendado fazer atividade física e depois colher sangue.

Em caso de urgências, a coleta poderá ser realizada com restrição. Contudo, não deixe de informar ao laboratório sua rotina de atividades para que possíveis alterações no sangue possam ser consideradas.


Não posso fazer uso de bebida alcoólica na véspera do exame: #FATO

A ingestão do álcool pode alterar principalmente o perfil lipídico (Triglicérides e Ldl-Colesterol) e exames que avaliam a função do fígado, mesmo ingerindo 72 horas antes do exame.

Uma pequena dose, como um cálice de vinho ou um copo pequeno de cerveja, até são tolerados na véspera do exame.


Fique atento: Mais que isso, deverá aguardar 72 horas, no mínimo, para a coleta!


Exame de urina tem que ser a primeira ida da manhã: #FAKE

A urina pode ser colhida qualquer hora do dia, com um intervalo de 3 horas sem urinar, ou o máximo de tempo que conseguir reter a urina, em frascos fornecidos pelo laboratório.

Em alguns casos, o médico pode solicitar que seja necessário.


Mudar a alimentação antes do exame altera os resultados: #FATO

Sua alimentação deve ser a mesma que você costuma comer no seu dia a dia. Quando você muda seus hábitos alimentares para realizar exames, os resultados podem sofrer alterações.


Fique atento: Para exame de perfil lipídico, o ideal é manter a dieta habitual por 5 dias antes da coleta para ter um resultado mais preciso.

Jejum de 12 horas é obrigatório para exames de sangue: #FAKE

Graças ao avanço das metodologias diagnósticas, o exame de perfil lipídico pode ser realizado sem a necessidade do jejum de 12 horas, já que o consumo de alimentos antes da realização desses exames (desde que habituais e sem sobrecarga de gordura), causa baixa ou nenhuma interferência na análise.

Entretanto, ainda existem exames que necessitam de jejum de 08 horas, como testes de tolerância à glicose e à lactose, glicemia e insulina.


Fique atento: O médico solicitante é quem deverá avaliar se há ou não necessidade de jejum prolongado para o exame de perfil lipídico.

bottom of page