top of page

Flexibilização do Jejum: O que você precisa saber

Atualizado: 27 de nov. de 2020


Desde que foi lançado, no fim de 2016, o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, com o objetivo de estabelecer os critérios para a flexibilização do jejum para a avaliação do perfil lipídico, não há mais a necessidade do jejum de 12 horas para realização de alguns exames, como colesterol total, LDL-C, HDL-C, não-HDL-C e triglicérides. 


A decisão é do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, formado pelas Sociedades Brasileiras de:  Cardiologia/ Departamento de Aterosclerose (SBC/DA); Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML); Análises Clínicas (SBAC); Diabetes (SBD), Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


Graças ao avanço das metodologias diagnósticas, o paciente pode realizar exames de perfil lipídico sem a necessidade do jejum de 12 horas, já que o consumo de alimentos antes da realização desses exames (desde que habituais e sem sobrecarga de gordura), causa baixa ou nenhuma interferência na análise do perfil lipídico.


Segundo esses especialistas, as dosagens realizadas após as refeições habituais são mais práticas e seguras em algumas situações, prevenindo a hipoglicemia por uso de insulina em pacientes diabéticos, ou por jejum prolongado no caso de gestantes, crianças e idosos.

Organize melhor o seu dia


- A flexibilização do jejum para exames de perfil lipídico permitirá que você se organize para colher os exames no horário mais conveniente;

- Com a flexibilização, você poderá evitar os horários de pico no laboratório, tendo mais opções de horários disponíveis para a coleta;

- A flexibilização do jejum diminui o risco de hipoglicemia em pacientes diabéticos e em idosos e crianças.

De acordo com o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, o médico solicitante é quem deverá avaliar se há ou não necessidade de jejum prolongado. Não deixe de consultar seu médico antes de realizar seus exames laboratoriais.


bottom of page