top of page

Agosto Dourado: Mês dedicado ao incentivo à amamentação

Atualizado: 27 de nov. de 2020


A campanha Agosto Dourado foi criada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, que acontece do dia 01 ao dia 07 desse mês para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno.


O leite materno possui proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água, além de anticorpos e glóbulos brancos que são cruciais para que um bebê possa crescer e se desenvolver fortalecido e protegido das mais variadas doenças.

Além disso, quando o bebê suga o seio da mãe, impulsos elétricos são direcionados ao cérebro, contribuindo com a produção e disparo da ocitocina na corrente sanguínea, conhecido também como o hormônio do amor.


Por que amamentar?

O leite materno, além de alimentar, também é uma das formas de proteger a saúde do seu bebê. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de uma alimentação balanceada até os 2 anos ou mais.

Além dos muitos benefícios nutricionais e emocionais que o aleitamento materno pode trazer para o bebê, o ato de amamentar também melhora a saúde da mulher. Veja alguns desses benefícios:


  • Diminui o sangramento no pós-parto;

  • Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;

  • Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto;

  • Previne a anemia;

  • Diminui os riscos de desenvolvimento do diabetes tipo 2 após a gravidez.


O Laboratório Unilab apoia essa campanha, mas reforça que a decisão de amamentar é de responsabilidade exclusiva da mãe. Cabe a todos respeitar.


* Outras informações sobre a campanha Agosto Dourado podem ser conferidas no site da Sociedade Brasileira de Pediatria.

bottom of page