top of page

Setembro Amarelo: Sua vida importa!

Atualizado: 27 de nov. de 2020


O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com o intuito de conscientizar e alertar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio, promover a saúde mental e dar suporte para quem precisa.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e essa soma passa de 1 milhão no mundo. Transtornos mentais, como a depressão são as principais causas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser prevenidos e saber reconhecer os sinais de alerta em pessoas próximas e em você mesmo pode salvar vidas.

Quais os principais sintomas da depressão que podem levar ao suicídio?

  • Comportamento introvertido e deixar de fazer atividades antes consideradas favoritas;

  • Falar sobre a morte ou suicídio repentinamente;

  • Apresentar falta de autoestima, odiar-se, expressar sentimento de culpa, sentir-se sem valor;

  • Manifestar irritabilidade, pessimismo ou apatia;

  • Escrever cartas de despedidas e/ou apresentar intenções suicidas como: "Vou desaparecer", "Vou deixar vocês em paz";

  • Dificuldades para interagir com familiares ou amigos e se isolar em casa;

  • Sofrer mudanças de humor: irritabilidade, pessimismo, apatia, agressividade, impulsividade, melancolia;

  • Mudança na rotina do sono e nos hábitos alimentares.

Buscando ajuda profissional

Se você apresenta os sinais ou conhece alguém que esteja demonstrando esses alertas, não se julgue ou julgue a pessoa que esteja precisando de ajuda. Ninguém quer se sentir assim.

Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida – CVV pelo telefone 188, através do chat pelo site ou email. O CVV presta apoio emocional e prevenção ao suicídio sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas, todos os dias e o atendimento é gratuito e voluntário.

Faça parte desta causa! Caso você queira se tornar um voluntário da CVV, basta entrar em contato pelos mesmos canais. A campanha é em setembro, mas prevenção ao suicídio deve ser tratada sempre.

CVV – 188

bottom of page