banner site pag.png

AGENDE SEU TESTE PARA

  • LINKEDIN UNILAB
  • LAB UNILAB
  • INSTAGRAM UNLAB

Os coronavírus (CoV) compõem um grupo de vírus, que receberam esse nome devido ao formato que lembra uma coroa.  O 2019-nCoV, identificado final de 2019 na China, é o novo vírus que tem causado doenças respiratórias pelo agente coronavírus.

 

Quer saber se já esteve com COVID-19??

Para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença, existe o exame de sorologia. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10º dia de início dos sintomas, sendo o ideal após 14 dias ou mais, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis.

O exame para detecção de Covid-19, Anticorpos Anti SARS-Cov-2, mostra se houve contato com o vírus, pois medem a resposta do corpo contra a infecção viral, ou seja a produção de anticorpos.

No Brasil, atualmente, há dois grandes grupos de testes imunológicos: os sorológicos e os testes rápidos. O Unilab disponibiliza o teste sorológico, realizado em amostras de sangue do paciente com suspeita de infecção e são processados em metodologias de Quimioluminescência e Imunoensaio de Fluorescência, métodos de alta especificidade. Coletas realizadas após 14 dias de sintomas apresentam maior sensibilidade na detecção dos anticorpos.

Caso o resultado da pesquisa de Anticorpos Totais for positiva, os Anticorpos IgG e IgM são liberados separadamente para complementar o diagnóstico. Um resultado negativo não exclui totalmente a possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2.

As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos (proteínas) produzidos pelo sistema imunológico contra um agente invasor.  Sua função é reconhecer e agir como resposta a antígenos (agentes infecciosos) presentes em nosso organismo.

Você está com suspeita de ter sido infectado ou está com Coronavírus? O Laboratório Unilab esclarece as principais dúvidas sobre o Teste Sorologia para Covid.

Este exame pode ser realizado sem pedido médico, entretanto, a leitura do resultado deve ser realizada com cautela por um médico, levando em consideração os sintomas do paciente e o histórico clínico dele.

Perguntas frequentes

IgG positivo e IgM negativo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


Caso o exame detecte IgG reagente e IgM não-reagente significa que o paciente teve infecção anteriormente (há pelo menos 3 semanas) e pode estar imunizado (em grau e sem evidências científicas sólidas que afirmem o tempo de duração dessa imunização).




IgG positivo e IgM positivo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


Caso o exame detecte IgG reagente e IgM reagente significa que o paciente teve infecção recente (possivelmente há menos de 3 semanas) e pode estar imunizado (em grau e sem evidências científicas sólidas que afirmem o tempo de duração dessa imunização).




IgG negativo e IgM positivo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


Caso o exame detecte IgG não-reagente e IgM reagente significa que provavelmente o paciente teve infecção recente. Entretanto, como pode haver resultados falsos-positivos de IgM, é necessário realizar o exame após 7 dias para verificar o surgimento de IgG e confirmar a infecção.




IgG negativo e IgM negativo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


A pessoa nunca apresentou quadro de infecção pelo vírus, o que provavelmente a torna mais suscetível a doença.




Após quanto tempo posso repetir o exame de sorologia para acompanhar possíveis mudanças do meu quadro?


Em alguns casos, o teste de sorologia pode apresentar resultado de falso-positivo de IgM, por isso é preciso repetir o exame no período de 7 dias e verificar se houve mudanças ou o surgimento de IgG, que confirma a infecção.




Preciso estar de jejum para realizar o exame de sorologia?


Não, o jejum não é necessário e não irá alterar o resultado.




É possível o resultado dar positivo para Coronavírus, mas eu não ter sintomas?


Quando seu exame de sorologia testa positivo para covid-19, mas você não apresenta nenhum sintoma da doença, é considerado um paciente assintomático.




Quando é feito teste complementar de Sorologia para Covid – Anticorpos IgG e IgM?


Caso o resultado da pesquisa de Anticorpos Totais for positiva, os Anticorpos IgG e IgM são liberados separadamente para complementar o diagnóstico.




Quando devo realizado o exame Anticorpos Anti SARS-Cov-2?


O exame Anticorpos Anti SARS-Cov-2 deve ser realizado pelo menos 14 dias após o aparecimento dos sintomas característicos da doença, pois é quando os anticorpos IgM e IgA aparecem. Já os anticorpos IgG são produzidos tardiamente e geralmente aparecem a partir do 15º dia de contágio da doença.





 

Segurança no atendimento

Cuidar da sua saúde com segurança é a nossa prioridade. Por isso, nossos colaboradores vêm recebendo treinamentos e orientações constantes sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, específicos para cada função. Estamos atentos para garantir um atendimento com qualidade e segurança a todos.

 

Cuide-se!

Até que haja mais evidências sobre imunidade protetora, os resultados dos testes sorológicos não devem ser usados para tomar decisões relativas à necessidade de descontinuar as medidas de distanciamento social.

Você está com suspeita de ter sido infectado pelo Coronavírus?

 

A coleta pode ser realizada nas unidades, mas caso ainda esteja apresentando sintomas, agendar coleta domiciliar, através do WhatsApp ou pelo nosso aplicativo Onlife.