banner site pag.png

AGENDE SEU TESTE PARA

  • LINKEDIN UNILAB
  • LAB UNILAB
  • INSTAGRAM UNLAB

Os coronavírus (CoV) compõem um grupo de vírus, que receberam esse nome devido ao formato que lembra uma coroa.  O 2019-nCoV, identificado final de 2019 na China, é o novo vírus que tem causado doenças respiratórias pelo agente coronavírus.

 

Quer saber se já esteve com COVID-19?

Você está com suspeita de ter sido infectado ou está com Coronavírus? O Laboratório Unilab esclarece as principais dúvidas sobre o Testes para Covid-19:

Sorologia para COVID-19:

Esse exame é indicado para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10º dia de início dos sintomas, sendo o ideal após 14 dias ou mais, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis.

O exame Anticorpos Anti SARS-Cov-2 mostra se houve contato com o vírus, pois medem a resposta do corpo contra a infecção viral, ou seja a produção de anticorpos. O resultado é liberado no mesmo dia.

No Brasil, atualmente, há dois grandes grupos de testes imunológicos: os sorológicos e os testes rápidos. O Unilab disponibiliza o teste sorológico, realizado em amostras de sangue do paciente com suspeita de infecção e são processados em metodologias de Quimioluminescência e Imunoensaio de Fluorescência, métodos de alta especificidade.

Caso o resultado da pesquisa de Anticorpos Totais for positiva, os Anticorpos IgG e IgM são liberados separadamente para complementar o diagnóstico. Um resultado negativo não exclui totalmente a possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2.

Detecção de COVID-19 por RT-PCR:

Para os pacientes que apresentam quadro agudo com suspeita de COVID-19, o padrão ouro para confirmação laboratorial indicado nos protocolos oficiais do Ministério da Saúde é o RT-PCR. Este teste é realizado por Biologia Molecular e coleta é realizada através de amostra de swab nasofaringe, sendo indicado do terceiro até o sétimo dia de início dos sintomas. O prazo para entrega do resultado é de 4 dias úteis.

Perguntas frequentes

IgG positivo e IgM negativo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


Caso o exame detecte IgG reagente e IgM não-reagente significa que o paciente teve infecção anteriormente (há pelo menos 3 semanas) e pode estar imunizado (em grau e sem evidências científicas sólidas que afirmem o tempo de duração dessa imunização).




IgG positivo e IgM positivo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


Caso o exame detecte IgG reagente e IgM reagente significa que o paciente teve infecção recente (possivelmente há menos de 3 semanas) e pode estar imunizado (em grau e sem evidências científicas sólidas que afirmem o tempo de duração dessa imunização).




IgG negativo e IgM positivo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


Caso o exame detecte IgG não-reagente e IgM reagente significa que provavelmente o paciente teve infecção recente. Entretanto, como pode haver resultados falsos-positivos de IgM, é necessário realizar o exame após 7 dias para verificar o surgimento de IgG e confirmar a infecção.




IgG negativo e IgM negativo nos resultados de sorologia: o que isso significa em relação a COVID-19?


A pessoa nunca apresentou quadro de infecção pelo vírus, o que provavelmente a torna mais suscetível a doença.




Após quanto tempo posso repetir o exame de sorologia para acompanhar possíveis mudanças do meu quadro?


Em alguns casos, o teste de sorologia pode apresentar resultado de falso-positivo de IgM, por isso é preciso repetir o exame no período de 7 dias e verificar se houve mudanças ou o surgimento de IgG, que confirma a infecção.




Preciso estar de jejum para realizar o exame de sorologia?


Não, o jejum não é necessário e não irá alterar o resultado.




É possível o resultado dar positivo para Coronavírus, mas eu não ter sintomas?


Quando seu exame de sorologia testa positivo para covid-19, mas você não apresenta nenhum sintoma da doença, é considerado um paciente assintomático.




Quando é feito teste complementar de Sorologia para Covid – Anticorpos IgG e IgM?


Caso o resultado da pesquisa de Anticorpos Totais for positiva, os Anticorpos IgG e IgM são liberados separadamente para complementar o diagnóstico.




Quando devo realizado o exame Anticorpos Anti SARS-Cov-2?


O exame Anticorpos Anti SARS-Cov-2 deve ser realizado pelo menos 14 dias após o aparecimento dos sintomas característicos da doença, pois é quando os anticorpos IgM e IgA aparecem. Já os anticorpos IgG são produzidos tardiamente e geralmente aparecem a partir do 15º dia de contágio da doença.





COVID-19  - AG-ATÍNGENO:

 

O teste de antígeno detecta uma proteína do vírus para determinar se uma pessoa está infectada. Este teste é realizado pela metodologia imunocromatografia, para detecção qualitativa do SARs-CoV-2. A coleta é realizada através de amostra de swab nasofaringe, sendo indicada para ser realizada do terceiro até o sétimo dia de início dos sintomas. O resultado é liberado no mesmo dia.

​Todos os exames podem ser realizados sem pedido médico, entretanto, a leitura do resultado deve ser realizada com cautela por um médico, levando em consideração os sintomas do paciente e o histórico clínico dele.

Segurança no atendimento

Cuidar da sua saúde com segurança é a nossa prioridade. Por isso, nossos colaboradores vêm recebendo treinamentos e orientações constantes sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, específicos para cada função. Estamos atentos para garantir um atendimento com qualidade e segurança a todos.

 

Cuide-se!

Até que haja mais evidências sobre imunidade protetora, os resultados dos testes sorológicos não devem ser usados para tomar decisões relativas à necessidade de descontinuar as medidas de distanciamento social.

Você está com suspeita de ter sido infectado pelo Coronavírus?

 

A coleta de SWAB é realizada na unidade Washington Luiz, 1465, e pode ser agendada através do WhatsApp 018 996325478. Já a coleta dos exames sorológicos podem ser realizadas em todas as Unidades, sem necessidade de agendamento.

Caso ainda esteja apresentando sintomas, agendar coleta domiciliar, através do WhatsApp ou pelo nosso aplicativo Onlife