top of page

Colesterol bom x colesterol ruim: Você sabe a diferença?

Atualizado: 27 de nov. de 2020


Provavelmente, ao receber o resultado do exame de Perfil Lipídico, mais conhecido como exame de colesterol total e frações, você já deve ter ficado confuso com tantas siglas (LDL, HDL, Não-HDL, CT, TG...). Mas afinal, você sabe o que significa cada uma delas?

Perfil Lipídico (exame de colesterol total e frações)


O colesterol é uma substância muito importante para o nosso organismo, um tipo de gordura sintetizada no nosso fígado. O exame de perfil lipídico (exame de colesterol) determina os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL (HDL-C) no sangue. O Colesterol da LDL (LDL-C), VLDL (VLDL-C) e o Não-HDL (não-HDL-C), são calculados a partir dos resultados das primeiras substâncias.

A taxa alta de colesterol pode provocar entupimento das artérias, formando placas de gordura, chamadas de ateromas. Este processo é um dos responsáveis pelo infarto e derrame cerebral.

Colesterol HDL (colesterol bom)


O "HDL" corresponde à expressão "high density lipoprotein", que pode ser traduzida como "lipoproteína de alta densidade". As lipoproteínas permitem o transporte dos lipídeos pelo organismo, fazendo o transporte reverso do colesterol, retirando as moléculas que estão em excesso no sangue e nos tecidos para levá-las até o fígado (no sentido contrário do LDL), onde elas serão processadas para que o intestino possa eliminá-las.

Sua função está ligada à realização da limpeza do excesso de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a formação das placas de aterosclerose e reduzindo o risco de AVC, infarto e outras complicações.

Colesterol LDL (colesterol ruim)


LDL significa "Low Density Protein", pode ser traduzida como "lipoproteína de baixa densidade". Assim como a HDL, a LDL também é uma lipoproteína. Sua função original é transportar o colesterol do fígado e do intestino delgado para ser armazenado e utilizado em biossínteses (fabricação da membrana celular, da vitamina D, dos hormônios esteroides e dos ácidos biliares).

Entretanto, quando está em excesso, o LDL se acumula dentro das artérias, dando origem a placas endurecidas formadas por colesterol, gordura e outras substâncias. Essa condição pode levar ao aumento do risco de ataque cardíaco e derrame.

Equilíbrio colesterol bom x colesterol ruim


Agora que você já sabe o significado e quais as diferenças entre o colesterol bom e ruim, é importante saber manter um equilíbrio entre eles.


- Pratique atividade física;

- Abandone o cigarro;

- Evite o consumo de álcool;

- Controle o peso;

- Faça exercícios orientados sempre por um profissional;

- Adote uma dieta equilibrada (peixes de águas profundas, azeite extravirgem, abacate, sementes de linhaça e chia, aveia, oleaginosas, feijão, frutas, soja, chocolate amargo, leite pobre em gordura (desnatado), iogurtes desnatados ou "light", queijos magros (frescal, ricota, cottage), etc).

bottom of page